3 dicas de práticas recomendadas para tornar seu blog amigável

3 dicas de práticas recomendadas para tornar seu blog amigável

852 480 admin

Como tantas outras coisas no mundo do marketing digital, o conteúdo pode se tornar tão complexo quanto você imagina. Preocupações sobre propósito, promoção e estratégia são coisas valiosas para gastar seu tempo pensando.

Quando você fica muito atolado nesse tipo de detalhe, é fácil esquecer as coisas simples – aquelas regras básicas que fazem o conteúdo escrito funcionar para seus usuários.

Não importa quanto tempo você gasta planejando sua estratégia de marketing de conteúdo, se seus blogs estão fazendo as pessoas pularem ou seus guias são muito volumosos para ler, então sua estratégia provavelmente irá falhar.

Focando no Leitor

Ao escrever conteúdo, seu leitor precisa estar na no primeiro plano em sua mente. Você precisa ter certeza de que o que está criando não será decepcionante ou intimidador para o leitor quando chegar pela primeira vez a uma página, um problema ainda mais agravado pela natureza dos dispositivos móveis.

Aqui estão algumas dicas rápidas que você pode usar para ajudar a tornar seu conteúdo mais fácil de usar.

1. Subtítulos

Os subtítulos são importantes por vários motivos.

Os subtítulos dividem o conteúdo da página e impedem que o leitor sinta que bateu em uma “parede de texto”, algo particularmente desagradável em um dispositivo móvel.

Eles também ajudam a guiar o leitor pela página. Se eles estiverem na página para algo específico, a inclusão dos subtítulos os ajudará a encontrar a seção da página mais relevante para eles.

Isso pode novamente ajudar a evitar a frustração do leitor, o que, por sua vez, traz benefícios à você. As páginas têm melhor desempenho quando os usuários conseguem o que querem o mais rápido possível.
Com que frequência você deve ter subtítulos?

Depende. Procure por mudanças naturais no tópico do artigo. Apenas do ponto de vista da sinalização, esses são bons lugares para se ter um subtítulo.

Para evitar “bloco de texto”, recomendo um subtítulo a cada quatro ou cinco parágrafos.

2. Mantenha os parágrafos curtos

Quando se trata de escrever para a web, um parágrafo assume uma forma diferente quando comparado com a escrita para a página.

Geralmente, você deseja manter os parágrafos curtos. 4 linhas é o suficiente, você pode ser capaz de sair com 5 dependendo do design e layout da sua página. Se você está com dificuldades para ver onde quebrar um parágrafo, procure uma alteração no tópico ou o início de um novo ponto.

Mais uma vez, isso se resume a um “bloco de texto”. O que estamos tentando fazer é que o leitor veja o texto como algo de fácil digestão, e não como uma tarefa difícil de ser intimidada.

3. Listar em tópicos é a melhor coisa!

Quando se trata de conteúdo que intimida os usuários e os fazem deixar a leitura, uma lista longa e pesada é um dos principais causadores. Felizmente, os bullets ou tópicos, podem evitar que você crie uma lista que afugente os leitores interessados.

Então, por que as listas com tópicos são melhores? Bem…

  • Eles apresentam cada ponto individual claramente
  • Eles são mais fáceis de digitalizar
  • Eles evitam um bloco pesado de texto
  • Eles são muito mais fáceis de entender para usuários de dispositivos móveis

Viu só? Sempre que possível, colocar suas listas em tópicos, isso tornará seu conteúdo muito mais fácil de usar.

Sinais de que está no caminho certo

Ao adotar essas etapas relativamente simples, você estará no caminho certo para tornar seu conteúdo mais fácil de usar, principalmente para os leitores de tablets ou celulares.

Mas que tipo de benefícios reais você espera ver? Tornar seu conteúdo mais acessível aos leitores deve resultar nas seguintes melhorias em suas páginas de conteúdo:

  • Uma redução na taxa de rejeição
  • Maior tempo na página
  • Aumento dos cliques e visitas em outras páginas do site

Naturalmente, há outros fatores que podem afetar essas métricas, como as suas chamadas à ação (CTA) bem estruturadas e posicionadas afetarão as visitas as páginas direcionadas, por exemplo.

Indo além do básico

O conteúdo pode ser uma coisa complicada. Por isso, é importante colocar as práticas recomendadas em foco novamente. Afinal, se você não entender o básico, a estratégia que você cria em torno do seu conteúdo provavelmente falhará.

1 comentário
  • A WordPress Commenter janeiro 5, 2018 at 4:33 pm

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Faça um comentário